TELEFONES ÚTEIS

DISQUE 100

DISQUE DENÚNCIA DIREITOS HUMANOS

O Disque 100 é um serviço de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.

DSIQUE 180

CENTRAL DE ATENDIMENTO À MULHER

O número 180 foi criado para dar mais informações sobre direitos femininos e apoio psicológico a mulheres em situação de violência, além de receber denúncias específicas sobre cárcere privado e tráfico de mulheres. 

DISQUE 188

CENTRO DE VALORIZAÇÃO Á VIDA

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

DISQUE 181

DISQUE DENÚNCIA

As denúncias de casos de maus-tratos e negligência a crianças e adolescentes podem ser feitas aos Conselhos Tutelares, às Polícias Civil e Militar e ao Ministério Público, podendo ser noticiadas também aos serviços de disque-denúncia. Cada cidade tem seu telefone específico do Conselho Tutelar, mas o 181 e o 100 também funcionam para denúncias.

DISQUE 129

DISQUE DEFENSORIA PÚBLICA

Pelo telefone, é possível tirar dúvidas sobre onde e como conseguir um defensor público, procedimentos e documentos necessários. Também é possível marcar o primeiro atendimento. 

DISQUE 127

OUVIDORIA MINISTÉRIO PÚBLICO

O número serve para denúncias de crimes ambientais, danos ao patrimônio público, desrespeito ao Código do Consumidor, abusos de autoridade e crimes como trabalho análogo à escravidão.