• Alisson Vianna

Reflexões sobre racismo e homofobia

Primeiramente, preciso agradecer o convite feito pela Camila de Luca e Barbara Barbosa para participar do Portal Além da Cadeira. Como um profissional na área de saúde mental, sempre achei necessário relatar a importância dos impactos que o RACISMO e a HOMOFOBIA, trazem para nossa sociedade. Claro que não posso desconsiderar o fato de ser um homem preto e homossexual, e a partir dessa experiência, estudar os males que podem afetar milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Esse tema precisa ser debatido, conversado, até que todos entendam o impacto que podem e geram em milhares de pessoas, muitas vezes indo a óbito de maneira direta ou indireta, simplesmente pelo fato de serem exclusas da nossa sociedade. Sendo assim, fico extremamente honrado por fazer parte de um time que visa trabalhar com esses temas tão amplos que são diversidade e inclusão.



Todavia, apenas com argumentos e relatos, vamos conscientizar as pessoas que não entendem sobre o assunto sobre a importância de abordar esse tema, até que todos tenham a consciência do quanto de vidas foram e serão perdidas por falta de conhecimento sobre RACISMO e HOMOFOBIA.



Não se trata apenas de igualdade (o mesmo tratamento para todos os membros de um determinado grupo de pessoas), e sim de equidade (promoção de iguais oportunidades para membros desse grupo em que as diferenças entre pessoas sejam consideradas). De maneira simples, saibamos o que significam RACISMO e HOMOFOBIA:



RACISMO

Segundo o Dicio – Dicionário Online de Português -, o racismo é o preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente, geralmente se refere a segregação racial. Comportamento hostil dirigido às pessoas ou a grupos sociais que pertencem a outras raças e etnias.

Em outro momento vamos abordar o termo “PRECONCEITO”, que seria um prejulgamento sobre algo ou alguém, que também entra no RACISMO.



HOMOFOBIA

A homofobia pode ser definida como repugnância, ódio, medo, aversão, intolerância, entre outros, à população LGBTQIA+.



Por meio dessa pequena explicação, inicio a minha jornada dentro do Portal Além da Cadeira e, em parceria com a Amanda Leal, trabalharemos na coluna PRETOS E PRETAS NO MUNDO ARCO-ÍRIS, onde, por meio de relatos, artigos e vivências, pretendo, dentro das minhas possibilidades e limitações, propagar essa temática que a cada dia vem matando milhares de pessoas e quando isso não ocorre, vem machucando a todos nós de várias maneiras e colocando muitas e muitas vezes essa população, na qual eu me incluo, em situação de vulnerabilidade.


Acho importante salientar que, para muitos que usam a expressão “mi mi mi”, utilizem um pouco de empatia e reflitam sobre a dor do outro.



“Somos feito de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro. ”

Sigmund Freud



Referências Bibliográficas:

DICIO Dicionário Online de Português, c2021. Página inicial. Disponível em https://www.dicio.com.br/ Acesso em 25 de fevereiro de 2021.

POLITIZE! Publicado em 21 de junho de 2016. Disponível em https://www.politize.com.br/homofobia-o-que-e/ . Acesso em: 25 de fevereiro de 2021.