• Alisson Vianna

Inclusão!!!

“O encontro de duas personalidades assemelha-se ao contato de duas substâncias químicas, se alguma reação ocorre, ambos sofrem uma transformação.” – Carl Jung.


Por meio dessa frase de Jung, começo o meu texto agradecendo imensamente essa oportunidade de escrever no portal “Além da Cadeira”. A diversidade foi algo que desde criança (claro que inconsciente), sempre fascinou meus olhos.


O contato com novas experiências, novas vidas e/ou novas vivências, eleva muito o meu conhecimento como humano. Acredito que um simples encontro com o outro muda a minha vida e muda a vida do outro. Diante dessa situação, penso: qual o motivo para essa segregação? Não é mais interessante, rico e produtivo para toda a sociedade se todos tivéssemos o mesmo espaço?


Esse cenário parecia ser distante, mas não é. O encontro dessa diversidade no portal fez eu ter um olhar um pouco mais colorido para essa situação que antes não tinha cor e nem brilho. Entender que existem muitas pessoas engajadas para mudar esse cenário eleva ainda mais as minhas forças em busca de lutar por uma sociedade melhor para TODES.


Entretanto, cabe ainda uma reflexão se realmente todes querem essa inclusão... Penso que essa diversidade poderia se unir mais e assim ter uma força maior nessa sociedade que inferioriza, despreza e desconsidera a dor de muitos.


Existe sim um contexto social, cultural e até mesmo religioso que corrobora para que esse cenário permaneça, mas o conhecimento e divulgação dessas experiências consequentemente podem ter um desfecho positivo.


Temos uma batalha diária e nem sempre vamos vencer, mas a luta deve permanecer entre todos os envolvidos. Nesse texto, fico muito confortável em não nomear um público em específico, isso porque eu desejo que todes dentro das suas vidas reflitam as suas dores internas e o quanto isso te incomoda.


Uma vez, eu trabalhei em uma empresa que estava com dificuldade para bater sua meta. O presidente chamou a equipe de liderança, da qual eu fazia parte, e conversamos sobre estratégias para aumentar o número de vendas. Em um determinado momento ele pede para um funcionário me carregar no colo (tenho 1,98 de altura e naquele ano, aproximadamente 130 quilos), claro que ele não conseguiria levantar. Enfim, quando percebo tinham umas oitos pessoas, aproximadamente me levantando. Dessa situação, eu consigo perceber que quando cada um de nós parar de olhar apenas para si e tiver o olhar para o outro, realmente mudaremos o nosso cenário. Beijos com carinho!!!