• Tinha que ser mulher

A importância das finanças para empreendedoras

*por Aline Madeira


A gestão financeira só pode perder lugar para o amor que você tem pelo seu negócio!


Empreender envolve amor, propósito, sonho e muito suor. Sim, tirar o próprio negócio do papel não é tarefa fácil, mantê-lo funcionando a todo vapor, muito menos, e um pequeno descuido com a vida financeira desse empreendimento, tenha ele o tamanho que tiver, pode fazê-lo “morrer” antes da hora.

A gestão financeira deve funcionar como o coração do seu negócio, e se ela vai mal, pode acreditar que seu negócio inteiro vai.

É o controle e planejamento financeiro adequados que propiciam o investimento correto de recursos onde deve. Aporte de suprimentos, investimento em publicidade, ou a oferta de produtos, todas essas atividades dependem estritamente que você saiba como andam os recursos financeiros de sua empresa.

Conhecer a situação financeira de seu empreendimento possibilita visualizar momentos cruciais de manutenção da vida do seu negócio, evitar surpresas e se planejar para o futuro.

Se você mantém na rotina financeira de seu empreendimento, o hábito de fazer a previsão financeira de entradas, levantando todos os valores que você tem a receber no próximo mês, você pode ver a longo prazo, por exemplo, se precisará de mais investimento para continuar funcionando, se as entradas serão suficientes para cobrir as despesas etc.

Pode parecer chato, mas mais chato é ser pego de surpresa sem dinheiro para pagar um boleto e, acredite em mim, como a maioria das coisas na vida, é apenas uma questão de hábito. Depois que começar, a coisa passa a fluir naturalmente, e você perceberá que organização financeira é também liberdade, já que com ela você pode planejar seus passos a longo prazo, e não precisa todos os dias ficar apagando incêndios. Você verá como organizar os pagamentos que precisa fazer no mês, e definir dias na semana para executar essa tarefa, te renderá menos risco de algum boleto ficar para trás e menos juros sendo pagos.

Com as finanças em ordem, e planejamentos feitos, você saberá exatamente como anda, em tempo real, sua vida financeira, se precisa levantar mais recursos por exemplo, ótimo, então poderá definir a estratégia que irá solucionar esse problema, e focar suas energias nisso, a fim de resolver o mais rápido possível, sem falar que sabendo exatamente como tudo está, você saberá onde procurar o recurso ideal que você precisa, como deverá negociar o pagamento caso seja um empréstimo ou se apenas a realização de ofertas para vender aqueles produtos que estão encostados no fundo da loja pode resolver.....

Você poderá montar projeções financeiras para identificar os melhores investimentos a fazer em e para seu negócio. Inclusive sobre fechamento de campanhas promocionais para datas específicas. Melhores datas para realizar aquela compra de material no atacado. Você terá como saber exatamente se seu negócio deve ir para norte ou para sul.

Sem contar que, tirando um tempo para tudo isso (manter as finanças em ordem efetivamente), você não precisará mais ocupar sua mente, tentando o tempo todo adivinhar para onde está indo o dinheiro que recebeu ou quanto tem para receber no próximo mês, e assim, ter mais tempo livre, energia e foco para direcionar naquilo que realmente importa, que é a sua criação.

Enfim, não importa o tamanho do seu empreendimento, ter (entradas, saídas, capital de giro, previsões mensais etc.) tudo sob controle, vai aumentar exponencialmente suas chances de sucesso.

E então, está esperando o que para pôr a mão na massa e organizar suas finanças?

Um beijo, e até!


Aline Madeira

Gestora e Educadora Financeira

www.alinemadeira.com.br

Instagram: @poralinemadeira